segunda-feira, 25 de maio de 2015

A cidade do futuro


          Dubai é conhecida mundialmente pela sua arquitetura arrojada e conceitual. É a maior cidade dos Emirados Árabes, com cerca de 1.570.000 habitantes, e está em constante mutação. Dubai é um paraíso da arquitetura contemporânea, abrigando vários estilos em uma única cidade.


          Em menos de 50 anos, a cidade refez sua própria imagem e hoje se assemelha a qualquer outra metrópole do mundo. A paisagem desértica não tinha nenhum atrativo, até receber o auxílio de investidores e se transformar em uma cidade com infraestrutura magistral. A mudança é impressionante! 


          Com a descoberta de petróleo na região, criou-se a superlativa Dubai. Os maiores prédios, os hotéis mais luxuosos, melhores restaurantes e mais ricos moradores, tudo isso se concentra na região, tornando-a ainda mais atrativa. Criada para ser grande e imponente, parece uma miragem, um verdadeiro oásis, aos olhos dos recém-chegados. Rica, majestosa e ostentadora, o destino para quem busca modernidade.

          De pequeno vilarejo de pescadores a metrópole futurista, Dubai é o principal polo turístico dos Emirados Árabes Unidos e tem despertado a atenção dos turistas por sua arquitetura arrojada e luxuosa.  A cidade se transformou com grandiosidade, muita ousadia, pouco tempo, desmesurada pretensão e grande complexidade. 


          Uma das principais obras de Dubai é o Burj Khalifa, projetado pelo arquiteto americano Adrian Smith, sua construção ainda não foi concluída. Quando estiver pronto será o edifício mais alto do mundo, com 828 metros de altura e 160 andares. Seu revestimento proporciona um contraste interessante com a tradicional arquitetura de Dubai ao seu redor. 

Burj Khalifa.

          O Burj Al-Arab também é outro ícone da cidade, sendo o único hotel “sete estrelas do mundo”. O edifício tem cerca de 320 metros de altura, e foi construído sobre uma ilha artificial. Ele foi construído para assemelhar-se com a vela de um dhow, um tipo de barco Árabe. Duas colunas partindo do chão até o topo originaram um “V” formando um imenso “mastro”, enquanto que no espaço entre elas foi erguido os andares. Na parte interna, há fontes dançantes, um enorme aquário e um átrio azul impressionante.

Burj Al-Arab.

          Emirates Towers é um complexo da qual fazem parte a Emirates Office Tower e a Emirates Towers Hotel. As duas torres, de 355 e 309 metros, respectivamente, são a 12ª e a 29ª maiores estruturas do mundo. Elas estão localizadas no complexo chamado "The Boulevard", com mais de 570,000 m² de jardins, com lagoscachoeiras e áreas públicas. Há vagas para até 1.800 carros. Uma curiosidade, é que a relação entre as torres muda de acordo com o ângulo de visão, por conta da perspectiva.

Emirates Tower.

          O local tem ainda enormes shoppings centers, como o The Dubai Mall, considerado uma das construções mais extravagantes da cidade. O espaço conta com mais de 1200 lojas, cerca de 150 restaurantes, o Dubai Aquarium - um dos maiores aquários do planeta - e o Mall of the Emirates, que possui pista de ski indoor, em formato olímpico, coberta por um parque temático. 

The Dubai Mall.

Mall of the Emirates.

          A cidade possui também empreendimentos como a Palm Jumeirah, uma ilha artificial com centenas de quilômetros de orla marítima, que inclui resorts, parques aquáticos e decoração exótica.

Palm Jumeirah.

          Abaixo segue um pequeno vídeo publicado no youtube.com em 2013 mostrando a cidade de Dubai sob vários pontos de vista, durante o dia, o entardecer e a noite. A arquitetura moderna e imponente faz com que a cidade se torne muito atrativa. Então, vamos viajar? 


                   



Nenhum comentário:

Postar um comentário